Sedentarismo: um risco para a saúde
Como a falta de atividade física pode afetar sua saúde e o que fazer para mudar isso
A modernidade permite que possamos fazer muitos trabalhos produtivos sem esforço físico considerável ou atividade braçal. Muitas pessoas conseguem passar, portanto, a maior parte do tempo sentados englobando tanto o trabalho quanto lazer.
Em 2010, a Organização Mundial de Saúde colocou o sedentarismo como o quarto maior fator de risco para mortalidade. O sedentarismo é responsável por 6% do acúmulo de gorduras nas artérias do coração, 7% do diabetes, 10% de câncer de mama e 10% de câncer de intestino. Esse relatório estima que se o sedentarismo fosse reduzido em 10%, poderiam se adiar 533000 mortes por ano.
Se a atividade física é o mais próximo que temos da "fonte da juventude", o sedentarismo é um fator de risco para obesidade, resistência à insulina, desenvolvimento de diabetes, doenças cardíacas, doenças pulmonares, demência e câncer, só para citar algumas das consequências.
Enquanto a sociedade como um todo deve adotar medidas para melhorar esse quadro, cada um de nós individualmente deve cuidar de si mesmo e estimular nossos próximos a se cuidarem. Os benefícios são inúmeros, e isso sem contar o que sentimos cada vez que praticamos atividade física e a sensação de bem-estar que vem com o condicionamento físico. Adotar hábitos saudáveis pode parecer difícil, mas é possível e pode fazer toda a diferença na sua qualidade de vida.