Lipoproteina(a): para que serve?
A lipoproteína A (também conhecida como Lp(a) é uma fusão de uma partícula similar ao LDL e a apolipoproteina(a). Estudos demonstram que a Lp(a) está associada a um aumento do risco de doença cardiovascular, e é um fator de risco adicional que não está diretamente relacionado ao colesterol LDL. Seu nível de Lp(a) é determinado principalmente por fatores genéticos e é recomendado que seja medido pelo menos uma vez. Um nível de risco elevado é acima de 50ng/mL ou 100nmol/L.
Diferentemente de outros fatores de risco, a mudança de estilo de vida não tem efeito na diminuição dos níveis de Lp(a). As estatinas, medicação comum para abaixar o colesterol, também não são eficazes em reduzir a Lp(a). No entanto, uma medicação injetável chamada alirocumab tem sido utilizada para abaixar os níveis de LDL, incluindo a Lp(a). Embora ainda não se saiba se isso trará benefícios reais ao paciente, é promissor.
Outra opção é a aférese de lipoproteína, um procedimento de filtragem de sangue que remove partículas de colesterol. Esse procedimento deve ser realizado semanalmente e, na Alemanha, foi aprovado para alguns pacientes, diminuindo o risco de doença cardiovascular.
A medição da Lp(a) pode ajudar a intensificar as medidas de controle do LDL-colesterol para pacientes com níveis elevados. Portanto, é importante considerar a medição da Lp(a) para pacientes com risco aumentado de doença cardiovascular.
Você já mediu seus níveis de Lp(a)?