Entenda: Quais os Riscos do Consumo Excessivo de Açúcar
O açúcar é um ingrediente muito presente em nossa rotina diária, desde o açúcar no café e suco até em receitas, refrigerantes e produtos industrializados. Porém, será que é tão benigno assim?
Dados do estudo NHANES americano mostram que refrigerantes com açúcar aumentam o risco de desenvolver diabetes e morrer de uma doença cardíaca. O consumo de duas porções de refrigerante açucarado por dia pode ter risco 35% maior de acúmulo de gordura nas artérias, em comparação a quem toma refrigerante uma vez por mês, segundo o Nurses' Health Study.
A recomendação da OMS é que o açúcar não ultrapasse 10% das calorias consumidas por dia, o que vem de um estudo publicado no periódico internacional JAMA. O estudo mostrou que o açúcar acima de 10% de calorias por dia está associado a um aumento do risco de morte. Se você consome 23% das calorias vindas do açúcar, seu risco de morte é o dobro de quem consome menos de 10% de açúcar. Ou seja, quanto mais açúcar, pior.
Para reduzir o risco de morrer de uma doença cardíaca, a melhor recomendação com açúcar é cortá-lo dos hábitos na medida do possível, consumir cada vez menos e prestar atenção nos alimentos e bebidas que compramos. A OMS recomenda não ultrapassar 150 calorias de açúcar por dia, o que equivale a cerca de 4 colheres de sopa, e inclui todo o açúcar, não apenas o que acrescentamos no cafézinho. Lembre-se: uma lata de coca-cola tem cerca de 40g de açúcar. Além de aumentar a insulina no sangue e a chance de pressão alta, o açúcar também aumenta o LDL, triglicerídeos e proteína C reativa, sendo um fator de risco para diversas doenças.