É possível ter mais de um infarto?

Sim.

Quem já teve um infarto do coração não está imune ou protegido de ter um outro. Pelo contrário, todas as condições necessárias para a ocorrência do infarto já estão comprovadamente presentes – o acúmulo de placas de colesterol nas artérias do coração; a erosão ou a quebra dessa placa; a formação de um coágulo obstruindo por completo a artéria e a morte e fibrose de uma parte do músculo do coração. Quem já teve um infarto tem maior predisposição a ter outro do que quem nunca teve. O tratamento de quem já teve um infarto envolve vários aspectos – cuidar do stent que muitas vezes é implantado na artéria entupida; melhorar a força do coração que pode ter sido prejudicado pelo infarto e além disso prevenir a ocorrência de um novo infarto. Isto se chama prevenção secundária. As ferramentas para prevenção secundária são até mais efetivas do que para prevenção primária mas é necessário colocá-las em prática.

A prevenção pode ser feita de várias maneiras e a atitude de cada um em adotar hábitos de vida mais saudáveis (não fumar, praticar atividade física regular, ter uma dieta saudável, manter o peso ideal) é fundamental.

A prevenção também envolve controlar a pressão arterial, o açucar e o colesterol no sangue com hábitos de vida saudáveis mas também medicações se for o caso.

Anterior
Anterior

Saude mental e cardiovascular

Próximo
Próximo

Qual a relação do seu peso com sua pressão arterial?