Saude mental e cardiovascular
Estudos de associação mostram que a saúde mental e a saúde cardiovascular estão ligadas. As associações ocorrem nas duas direções:
Nos pacientes que tiveram um infarto do coração, existe um aumento do risco de desenvolver depressão do que na população geral. Nos pacientes com depressão existe maior risco de ter doença cardiovascular e os desfechos são piores do que nos pacientes sem depressão. Quanto mais grave a depressão, maior o risco de doenças cardiovasculares e de mortalidade.
As razões para essas associações não são claras, assim como tentar apontar relação de causa e efeito. Depressão poderia ser apenas um marcador de doença cardiovascular grave?
Podemos apontar para alguns fatores como maior dificuldade de começar e manter mudança de estilo de vida durante a depressão. A própria depressão após infarto seria um transtorno de ajustamento?
No final das contas, não basta buscar apenas parte de sua saúde, é muito importante buscar a saúde do coração e mental juntos para ter o melhor resultado.