O que é a trombose?

O nosso corpo tem um sistema para interromper sangramentos. Toda vez que há uma ferida no corpo com rompimento de uma veia, artéria ou um capilar (uma “veia” muito pequena) isso inicia um sistema que promove a coagulação do sangue. Isto se chama trombose, promove o fechamento do ferimento e impede o sangramento.

Trânsito servindo de analogia para uma artéria bloqueada.

O problema é quando esse sistema se ativa em um vaso intacto dentro do nosso corpo. Haverá um obstrução e impedimento para a passagem de sangue.

Isto pode ocorre nas artérias do coração ou do cérebro. Pode ocorrer também nas veias profundas da perna mas falamos disso em outra postagem. As razões que levam isto a acontecer são o rompimento ou erosão de placas de gordura, fluxo lento do sangue ou vaso adoecido. Como se fosse um ferimento, o sistema de coagulação vai se ativar iniciando o processo de trombose.

As consequências variam conforme o local onde ocorre. Se for nas artérias do coração pode provocar o infarto do coração. Interromperá a passagem de sangue e parte do músculo do coração fica sem sua nutrição e em algumas horas evolui para a morte desse tecido. Se for nas artérias do cérebro pode provocar o derrame (ou acidente vascular cerebral isquêmico). Interromperá a passagem de sangue levando a morte de uma parte do cérebro com perda de funcionalidade (por exemplo, movimento de um braço).

Prevenir a ocorrência de trombose é um problema complexo. A melhor prevenção é impedir em primeiro lugar a formação das condições que propiciam a trombose – controlar a pressão arterial, impedir a formação de placas de gordura nas artérias, controlar o açúcar no sangue, controlar o colesterol ruim e aumentar o bom e não fumar. Quando o risco de trombose é maior, o seu médico pode lhe indicar medicações antitrombóticos como a aspirina. Existe um cálculo de risco benefício que é feito – de um lado a prevenção de trombose e do outro o risco de sangramento. Toda medida feita para reduzir o risco de trombose aumenta em algum grau o risco de trombose. A medicação é então oferecida sempre quando o benefício é maior que o risco.

Anterior
Anterior

Chocolate e Coração

Próximo
Próximo

Envelhecimento