Infarto em jovem
O infarto agudo do miocárdio é o entupimento das artérias do coração levando a interrompimento do fornecimento de sangue e com isso a morte do parte do músculo do coração. Em geral, é mais comum em homens e na idade de 50 anos de idade ou mais. Nas mulheres podem haver casos mais comumente a partir de 60 anos de idade.
Infarto em jovens é raro. Uma das causas de infarto em jovens são drogas como cocaína que podem provocar um fechamento das artérias. Fora drogas de abuso - os dois principais fatores de risco são o cigarro e a herança familiar. O cigarro induz o aparecimento de placas de gordura nas artérias mesmo em pessoas mais jovens. Essas placas podem se romper levando ao entupimento da artéria.
E o que significa ter herança familiar? É quando você tem um parente de primeiro grau (pai, mãe ou irmãos) que tiveram infarto jovem - menos de 55 anos para parentes homens e menos de 65 anos para parentes mulheres. Nesses casos existe uma chance de você compartilhar um gene que aumenta seu risco de infarto.
Não podemos mudar nossa herança genética, mas podemos sim buscar conhecer o nosso risco individual de doença cardiovascular. Podemos sim mudar nossos comportamentos reduzindo a chance de que um dia venhamos a ter um infarto. Para o primeiro devemos buscar a avaliação de risco cardiovascular e a primeira vez é indicado a partir dos 20 anos de idade. Para o segundo devemos conhecer os nossos fatores de risco e colocar em prática estratégias para reduzi-las.