Exercício físico e colesterol
Quando falamos em colesterol estamos englobando várias frações de colesterol – triglicérides, HDL-colesterol e LDL-colesterol. Todos são necessários, mas o LDL-colesterol só é necessário em valores baixos e quando está elevado é marcador de doença cardiovascular. O HDL-colesterol pelo contrário – quando está baixo é marcador de doença cardiovascular.
Estudos que olharam atividade física e mudanças no perfil de colesterol mostraram que há uma de fato uma melhora. A maioria dos estudos mostra um aumento do colesterol bom (HDL) e diminuição de triglicérides. Parece haver um pouco de redução do colesterol ruim (LDL).
Nem todos as pessoas tem o mesmo efeito. Alguns estudos mostram que mulheres respondem melhor. Existem fatores genéticos que podem ajudar. Quanto mais exercício e quanto maior a intensidade do exercício maior o benefício no HDL-colesterol.
Uma recomendação específica de atividade física deve ser feita no consultório. Praticar alguma atividade física é que melhor do que nenhuma. Se puder, recomenda-se praticar atividade física de moderada intensidade 150 minutos por semana divididos em três ou mais dias.