Desmaios no banheiro.

Photo by Phil Hearing on Unsplash

Quando vocês buscam informações em meu site, vocês deixam algumas pistas que o google compartilha. Uma das buscas que chamou atenção é a curiosidade sobre desmaios situacionais. Em janeiro fiz um texto em geral sobre desmaios e nesse texto vou focar nos desmaios situacionais.

O que é significa desmaio situacional? É o desmaio que acontece durante ou logo após tossir, engolir, urinar e também defecar. Ainda pode acontecer mais raramente após espirro ou até risada.

Importante! Esse quadro é diferente da perda de consciência primeiro seguido de perda de controle dos esfincteres (ou seja, o paciente se urina ou defeca em suas roupas). Isto acontece, geralmente, na crise convulsiva e não é o desmaio que estou falando no restante desse texto.

Um estudo recente com quase 1500 indivíduos mostrou que uma pessoa em cada 30 tem esse tipo de desmaio. Alguns tem episódios do tipo não situacional também.

A maior parte dos desmaios comumente tem um pródromo. O pródromo são sensações que sentimos, é o mal-estar que se instala logo antes do desmaio. No entanto, quase a metade dos pacientes do estudo com desmaio situacional não apresentou pródromo. Muitos desses pacientes com desmaio situacional usavam medicações para pressão alta. Alguns desses receberam recomendação de seus médicos de reduzir ou interromper as medicações para pressão alta.

O banheiro não é um lugar seguro para cair. Desmaio durante o uso do vaso sanitário, ou logo após, pode levar a batidas e machucados no corpo e cabeça. Se você começar a perceber que está passando mal – suar frio, visão ficando borrada e sumindo nas extremidades, pernas e braços ficando moles – deite-se no chão o mais rápido possível. Espere até se sentir melhor e talvez beba um copo de água.

Os pacientes que tem desmaio situacional, em geral, são pessoas mais velhas e muitas vezes hipertensas. O tipo associado a urinar, em geral, acontece mais com homens enquanto que o tipo associado a defecar, em geral, acontece mais com mulheres.

Em geral, essa condição não é grave, mas raramente o desmaio situacional é a primeira manifestação de uma doença mais grave. Então, mesmo sendo uma situação constrangedora, não deixe de procurar seu médico para avaliação.

Anterior
Anterior

Exercício físico e colesterol

Próximo
Próximo

Contemplando a mudança de estilo de vida